“Exorto-te a reavivar o dom de Deus que está em ti”
(2 Tm 1,6).
No último mês, no Centro de Espiritualidade em Cartagena, Colômbia, aconteceu um encontro de revitalização para as irmãs. Esse encontro aconteceu entre os dias 17 a 30 de julho e contou com a participação de 25 religiosas.
O encontro de revitalização é uma oportunidade formativa oferecida pela congregação para que as religiosas possam integrar-se, conviver, retomar elementos do carisma, da espiritualidade, compartilhar experiências e revigorar-se na sua vida e missão. Dentro do ano de preparação ao Centenário da Páscoa Definitiva de Santa Maria Bernarda, a Fundadora da Congregação, junto ao seu Santuário as irmãs tiveram a oportunidade de receber a graça das indulgências.
O lema do momento formativo foi “Revitalizo minha vida e missão em fidelidade à Aliança”. O encontro contou com a de Irmãs das três Regiões Missionárias da Congregação e este teve como objetivo, reler a história pessoal, abraçando o mundo vital com esperança e fé, para consolidar a opção de seguir Jesus Cristo, na fidelidade ao carisma; revitalizar o dom vocacional e o vigor missionário, recriando o caminho de ressignificação, para viver o Evangelho com audácia, como mulheres da aurora.
Diversas foram às temáticas abordadas com a assessoria generosa de muitas irmãs, dentre elas, Blanca Liria Z. Ospina, Bernardita Salas, Yaneth González, Silvana Arboit, Patricia Aguilar, Sandra Aviles, María Teresa Pérez, Marelvi Buelvas Mendoza e o sacerdote Juan da Cruz, os quais agradecemos imensamente.
Fez parte do encontro algumas visitas às fraternidades próximas, uma peregrinação aos lugares históricos por onde passou Santa Maria Bernarda, uma visita ao bairro Nelson Mandela onde as irmãs têm um belo projeto de educação e de trabalho social, além de um passeio.
Foi um tempo de graça e bênçãos onde cada irmã teve a oportunidade de reavivar o dom da Consagração e da vocação missionária, reconhecendo com gratidão a Aliança que Deus veio construindo ao longo do caminho, agradecendo a grandeza e a bondade Dele em sua existência.
Com a lâmpada acesa, símbolo que nos acompanhou durante o encontro, cada uma assumiu o compromisso de permanecer vigilante e atenta ao que o Senhor lhe pede, continuar o caminho e estar desperta para o novo amanhecer, como as mulheres da aurora, alimentando a fé e fortalecendo a esperança.
Agradecimento…
Leia a seguir, registra-se o agradecimento escrito das irmãs participantes:
“Como retribuirei ao Senhor por todo o bem que me fez? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o Senhor. vou te oferecer um sacrifício de louvor e invocar o teu Nome; Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença do seu povo” (Sl 115, 3, 4,5).
Unindo-nos aos sentimentos do salmista, hoje damos infinita graça a Deus e a vocês, irmãs, por esta bela oportunidade de revitalização.
Iniciamos a primeira semana desta experiência, refletindo à luz do texto motivacional de São Paulo a 2. Timóteo 1, 1-14, e hoje a cada um de nós. “Reacende o dom que recebeste na tua consagração, o dom da tua vocação para a missão”; e do mesmo olhar com gratidão a aliança que Deus vem tecendo ao longo nossa caminhada, reconhecendo a grandeza e a bondade de Deus em nossa existência. O convite que o Senhor nos faz a dar um novo sentido à nossa vida, abandonar em suas mãos a nossa resistência e compromissos para viver este tempo sagrado.
Continuamos com o grande convite de nossa Santa Madre M.B. que nos diz: “entenda-me bem, o autoconhecimento não se obtém com sondagens dolorosas, mas com a oração, a confiança filial na Deus e uma calma verificação do que acontece lá dentro, nas mais diversas circunstâncias” Carta SMB 113.
Partilhamos dois dias de experiências profundas da grande importância de abraçar a nossa história e amar profundamente nossa lama, aceitando o que somos; assumindo que mostra luzes e sombras, riquezas e pobreza, capacidades e limites. Ser claro sobre o valor que temos e reconhecer que Deus age apenas em um coração quem sabe quanto vale, abrindo-nos assim à sua graça para sermos renovados e curados por ele.
À luz da espiritualidade, deliciando-nos com a riqueza dos escritos contemplados no “PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO DA MÃE MARIA BERNARDA, DESDE A PEQUENA, EM FIDELIDADE À ALIANÇA”, seu vida familiar, sua busca constante e seu serviço missionário que a levaram a crescer até a estatura de Cristo e alcançar a Santidade, sendo assim um exemplo para nós, suas filhas, seguirmos seus passos de santidade.
Por fim com o workshop sobre a importância do nosso auto-cuidado através da Osteopatia que é um método DIAGNÓSTICO e TERAPÊUTICO responsável por tratar as disfunções da mobilidade articular e do tecido, o que pode causar o aparecimento de sintomas e sinais diferentes em relação ao nosso esquema corporal. Para assumir a responsabilidade e cuidar de nossa saúde integral.
Terminamos a nossa semana com um maravilhoso passeio de integração e partilha. Contemplando a beleza do natureza e riqueza da Fraternidade Congregacional.
Por tudo isto, mais à atenção da equipa do santuário e ao acolhimento fraterno das irmãs das diversas fraternidades com as quais pudemos compartilhar, encerramos nossa primeira semana de reunião.
Obrigado queridas irmãs do Conselho Geral e Irmãs dos Conselhos Regionais muitas bênçãos. Nossa oração será sempre um cântico de louvor a Deus por inspirar espaços tão maravilhosos quanto eu e todos vocês por seguirem a inspiração.
Seguimos orando, agradecendo e vivendo esta experiência do infinito amor de Deus.