O Congresso de Vida Religiosa aconteceu nos dias 20 a 22 de maio no Auditório do Colégio Agostiniano Cidade Salitre, com o tema “Peregrino e Profetas: Homens e Mulheres da Aurora.” No encontro participaram as Irmãs: Florángela Rodríguez Suárez, Otilia Martínez Castro, Mirta Silva Rubio, Cecilia Muñoz Ibarra y María Elena Parra Rodríguez e Silvana Arboit.
Foi um encontro muito importante, uma oportunidade para confrontar nossa vida com este bonito e desafiante tema, para nutrir nosso chamado recebido de Deus e fortalecer a Aliança feita com Ele. Estas são algumas ideias chaves do encontro:
- Como peregrinos e profetas estamos em caminho rumo ao amanhecer e ao amanhecer não se chega sem passar pela noite.
- Ser homem e mulher da madrugada é ser pessoa fecunda, ousada, cheia de esperança, que enfrenta o medo olhando para o horizonte.
- A companhia do caminho fortalece a unidade, a comunhão, a alegria do anúncio. Somos convidados a não largar as mãos de nossos irmãos, ou seja, a fraternidade é um dom do Espírito Santo que nos sustenta, é o lugar do amor, da misericórdia e da profecia.
- Não precisamos de muitos temas de estudo para nossas reuniões fraternas. O que nos falta é o diálogo, são momentos de encontros significativos para a escuta.
- Nada nasce de novo se não possibilitarmos, se não quisermos. Nascer de novo, desde o Espírito é um grande convite e compromisso.
Hoje, mais do que nunca, reafirmamos que a verdadeira transformação vem do encontro com Jesus, escutando sua Palavra, aprendendo com suas atitudes e ensinamentos. Que o Senhor nos dê a graça de sermos Mulheres da Aurora, sinais da profecia, no meio da noite escura e que movidas pelo amor continuemos o caminho, construindo horizontes de relacionalidade.