De 12 a 16 de setembro de 2022, irmãs formadoras da Congregação de as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora residentes na Colômbia, participaram do “Seminário Nacional de Acompanhantes de Processos Formativos” organizado pela Conferência de Religiosos da Colômbia – CRC, no Centro Universitário San Alfonso, em Bogotá, com o objetivo de compartilhar diferentes reflexões sobre aspectos relacionados ao acompanhamento e discernimento da vontade de Deus a partir da experiência comunitária. Durante este dia de formadores a diferentes níveis, foram convidados a reflectir e rever estruturas, conceitos, metodologias e roteiros, inspirados no tema: “JUNTOS DESCOBRINDO A VONTADE DE DEUS: ANDANDO, ACOMPANHANDO E DISCERNIR”.
O encontro caracterizou-se por um ambiente orante e fraterno de acolhimento, proximidade e integração recíproca entre os diversos carismas e culturas. As reflexões foram profundas e pertinentes ao grande desafio da formação para a vida religiosos nos tempos modernos. Nos dias 12 e 13, o tema central foi: “JOVENS: NOVAS LÍNGUAS DE DIFERENTES REALIDADES” e contou com a participação de Christian Eduardo Cortés Martínez; nos dias 13 e 14, terça e quarta-feira, com Hna. Ana Francisca Vergara Abril, OP partilhou sobre: a “APROXIMAÇÃO ACOMPANHAMENTO BÍBLICO E DISCERNIMENTO EM COMUNIDADE”; no dia 15 Em setembro, o Presbítero Herman Rodríguez Osorio, SJ trabalhou no tema: “FERRAMENTAS ESPIRITUAIS PARA OUVIR E DISCERNIMENTO”; e no dia 16, sexta-feira, o Ir. Leonardo Terrero Duque, FSC, refletiu sobre: “ASPECTOS GERAIS DOS ITINERÁRIOS FORMAÇÃO PARA O DISCERNIMENTO”.
Todos os dias celebramos juntos a Eucaristia em harmonia com todas as realidades eclesial e social onde se insere a Vida Religiosa, buscando e querendo ser hoje, luz e esperança do Evangelho. Foi a oportunidade de rezar juntos, considerando também as vulnerabilidades, crises e preocupações das Congregações religiosas neste momento.
Resumindo, foi uma semana formativa muito intensa com muita luz para seguir ouvindo a voz de Deus e servindo fielmente ao seu Reino, na certeza de que Ele continua chamando-nos, enviando-nos e acompanhando-nos pelos caminhos da vida. “No caminho deles ele beberá da torrente, por isso levantará a cabeça”. (Sl 109, 7). deixe isso ser nosso confiança absoluta, nossa esperança e força em cada novo dia!
“Senhor, Deus da vida, Deus da história, não esqueças a Tua Aliança.”
Venha, caminha sempre conosco!!!