Em 1952, a pedido de Monsenhor José Ignacio López Umaña, para atender a “Obra Pía Enfermagem” que trabalhava em Cartagena, com capital doado pela espanhola Becerra de Bacca, a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora dirigida por Madre Josefa, se encarrega desse trabalho com oito leitos e para atender os pobres dos bairros de La Providencia. Monsenhor pediu à Irmã Beatriz Lônderos, que era enfermeira do Doutor Moisés Pianeta Muñoz (internista) para iniciar a execução de um trabalho maravilhoso.
Em 1955, os recursos se esgotaram e a Enfermaria Obra Pía foi fechada; É assim que a estimada Madre Beatriz Lônderos, sempre iluminada e guiada pelo Senhor, seu zelo apostólico e missionário e com grande espírito de fé e confiança na Divina Providência, toma a iniciativa de fundar uma pequena Clínica para continuar prestando serviços de enfermagem. Nesse mesmo ano, a casa Divina Providencia foi transferida para as atuais instalações.
Com a ajuda do Doutor Moisés Pianeta e do Arquiteto Carlos Uribe, a Clínica começou a ser construída, e assim, em 25 de março de 1955, abriu suas portas ao público como CLÍNICA MADRE BERNARDA, em homenagem à Reverenda Madre María Bernarda Bütler, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, com as Irmãs Beatriz Lônderos, Narcisa Vargas e Carmen Di-Caro. A Clínica começa com 5 leitos e uma sala de cirurgia, tornando-se uma Instituição privada com modestos honorários pelo seu suporte.
Em 1956, o primeiro andar começou com 16 leitos e uma pequena sala de parto. Para responder à demanda, o Sr. Carlos Uribe, Arquiteto, afirma que o prédio tinha boas fundações e poderia ser construído um segundo andar. Em 1957, foi construído o segundo andar com 16 leitos, uma capela e um quarto, além de uma sala de cirurgia e esterilização (no primeiro andar), nomeando o doutor Rafael Muñoz Tilbe como diretor científico.
Em 1963, continua a ampliação da planta física, finalizando a construção de um novo prédio anexo ao prédio de 3 andares já construído e diversos serviços são ampliados; é construída uma sala para radiografias e outra para emergências, disponibilizando o Dr. Arnold Puello para equipar a sala.
Continuando com as ampliações de 1965, no primeiro andar são construídos o quarto geral para homens e quatro quartos individuais. No segundo andar, 3 salas de cirurgia, berçário e 5 salas individuais; no terceiro andar, o Pavilhão de Pediatria e cinco quartos individuais mais uma sala comum com 5 leitos. O número de leitos aumenta para 57.
De 1966 a 1975, sob a direção das Irmãs Amira Schlssmayer, Narcisa Vargas, Adelgunde Berguer e Vilma Hutter, foram realizadas e concluídas as ampliações da Clínica, deixando todos os serviços, e agora com um total de 110 leitos; uma ambulância Volkswagen doada pela MIVA é recebida. Todas as especialidades já estavam disponíveis, sob a direção científica dos Doutores Jorge Rey Sarmiento e Tomás Campuzano.
As Irmãs que trabalhavam na Instituição naquela época realizavam sua missão evangelizadora e pastoral em silêncio e com grande generosidade se entregavam e se dedicavam ao cuidado dos enfermos que lhes foram confiados. Levando em conta as profundas mudanças surgidas com o Vaticano II, que abriu as portas da Igreja, Madre Gaudencia Richter, Superiora Geral, impulsiona a Congregação a mudanças transcendentais, e é assim que começa a preparação profissional das irmãs, gera a divisão de a Província de San Francisco, criando a Província Maria Auxiliadora com sede em Bogotá; sob a direção da Ir. Myriam Gómez Ramírez, como Superiora Provincial, inicia os grupos pastorais na Província, a preparação da Pastoral da Saúde e o Departamento de Enfermagem é criado na Clínica.
De 1976 a 1985, sob a direção de Ir. Maria Arrázola e continuando com o despertar da Igreja e as mudanças nela geradas, busca-se um ministério de saúde mais organizado, e assim se organizam e se realizam os encontros programados com as enfermeiras e com o conselho dos Irmãos de San Juan de Dios e equipe profissional qualificada. As BODAS DE PRATA da Clínica são celebrados com grande solenidade e no dia 19 de maio, falecimento de Madre Bernarda, é oficializada como data Institucional, celebrando com os funcionários as romarias ao túmulo de Madre Bernarda, fruto do trabalho pastoral realizado para as irmãs. A Instituição dispõe de central telefónica e de fisioterapia respiratória e de estadiamento informatizado; O Dr. Tomás Campuzano continua a chefiar a Direcção Científica.
No período de 1986 a 1995, assume a direção da Clínica Hna. Judith Arquez e como administradora Ir. Odalis Peláez e a preparação acadêmica no Sena começa para o pessoal que trabalhaava na Instituição, como pré-requisito para a Licença de Funcionamento. Adquirido o primeiro computador para iniciar a sistematização contábil, abrem-se as portas para o rodízio dos estagiários de Medicina da Universidade de Cartagena, sob a orientação e assessoria do Dr. Alonso Cortina. Continua o avanço na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, obtendo-se a licença de operação, no segundo nível de complexidade. Morre o Dr. Tomás Campuzano, que durante vinte anos foi nosso Diretor Científico. Foi nomeado o Dr. Luis Moreno Ballesteros e, após renunciar, o Dr. Abel Martínez Rapalino foi nomeado Diretor Científico. Tendo em conta as mudanças geradas na área da saúde e novas tecnologias, decide-se continuar com a expansão, para a qual se solicita autorização ao Governo Provincial para ampliar e remodelar as Instalações Clínicas para prestar um serviço mais qualificado, o que foi aprovado. Assim se constrói um novo bloco de 3 (três) andares, onde está localizado o Pavilhão Madre Beatriz, que conta com 15 apartamentos de luxo, sendo 2 suítes. Em outubro de 1996, foi inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos. Os serviços oferecidos são ampliados, laboratório clínico, farmácia, consultórios médicos especializados, sistematização da área administrativa, entre outros.
Durante o período de 1996 a 2000, assume novamente a direção da Clínica a Ir. Maria Arrázola, apoiando a preparação em todos os níveis para a celebração do grande evento da BEATIFICAÇÃO DE NOSSA MÃE BERNARDA. Culmina com a remodelação da Clínica, abrindo-se com uma Eucaristia de Ação de Graças ao Senhor e bênção das Instalações, presidida por Monsenhor Carlos José Ruiseco Vieira, Arcebispo de Cartagena, acompanhado também pelas Irmãs. Concilia Hoffer, Vigária Geral e Representante da Madre Geral, Ir. Imelda Toro Carmona, Superiora Provincial, Irmãs de diversas fraternidades, pessoal médico e paramédico e pessoal próximo da nossa Instituição.
A partir do ano 2001, assume a direção da Clínica o Hna. Teresa de Jesus Giraldo Giraldo; Sob esta Direcção, a área do bloco operatório é reestruturada, passando a contar com quatro blocos operatórios, uma sala de recuperação e cuidados intensivos neonatais. A Instituição dispõe de 116 leitos. O organograma da Clínica é atualizado, com a assessoria do Dr. Jorge Botero, dando-lhe uma forma circular que demonstra a importância do trabalho em equipe e da interação das diferentes áreas da clínica para a prestação de serviços de qualidade.
Em 2006, foi inaugurada a Unidade de Cuidados Intermediários para Adultos. Entre 2010 e 2011, a instituição reestruturou o Serviço de Urgência e Internação, com a abertura do Pronto-Socorro nº 2, para atendimento de pacientes particulares, Políticas e Medicina Pré-Paga com o objetivo de melhorar a Oportunidade e Acessibilidade ao Serviço.
Em 20 de janeiro de 2012, Ir. Noreiba Quintana Quiroz assume a direção, sob sua direção, é inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, que tem capacidade instalada de 11 leitos equipados com tecnologia de ponta.
Em 1º de setembro de 2013, Ir. assume a direção. Flor de María Pérez Leguía, a partir desta data e durante o ano de 2014, realiza-se a remodelação de grande parte da infraestrutura, fachada, salas, modernização do equipamento clínico e instalação de elevadores modernos. A plataforma estratégica e os padrões de qualidade da ISO 9001-2008 são atualizados, a clínica tem hoje uma nova imagem corporativa, modernização de toda a plataforma tecnológica e pessoal altamente qualificado.
Em 2015, comemorou-se o 60º aniversário da Clínica Madre Bernarda, com uma Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Padre Carlos José Ruiseco Vieira e um jantar no hotel Corales de Indias, celebração solene da ocasião. as fraternidades, representantes das autoridades civis e eclesiásticas, funcionários e demais colaboradores da Clínica.
Em 1º de dezembro de 2015, foi implantado o novo sistema integrado de informações denominado HOSVITAL no ambulatório e posteriormente em 2 de janeiro de 2016 nos demais serviços da instituição, com um sistema robusto, o Hosvital prestando suporte a todos os processos administrativos e assistenciais para o cumprimento dos objetivos institucionais.
Em 2016, foi ampliada a infraestrutura do processo assistencial cirúrgico para a criação da farmácia satélite em cirurgia, área inaugurada em abril de 2016, permitindo a administração tempestiva e controlada de medicamentos e insumos aos pacientes. Para este mesmo ano, em 15 de setembro, é inaugurada a nova Unidade de Cuidados Intensivos, Intermediários e Básicos Neonatais 12 novas camas, com excelente infraestrutura, equipamentos de última geração e pessoal altamente qualificado.
Para o ano de 2017, a clínica é certificada pelo ICONTEC sob a norma ISO 9001-2008, destaca-se também a abertura aos serviços de Radiologia e Tomografia para os quais adquire modernos equipamentos de imagem, que auxiliam nossa equipe médica no diagnóstico oportuno dos pacientes. Da mesma forma, no dia 16 de dezembro deste ano, a clínica recebe uma visita de inspeção do Ministério da Saúde e Proteção Social para avaliar a estratégia do IAMII, sendo Certificada, sendo a única instituição Credenciada em nível Local. Da mesma forma, os serviços de Fisioterapia e Fisioterapia Respiratória, anteriormente terceirizados, são assumidos diretamente pela Instituição.
No dia 5 de outubro de 2018, a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora – Clínica Madre Bernarda recebeu o certificado da Icontec International pela atualização da versão ISO 9001:2015, sob a administração de Ir. Flor de Maria Perez Léguia.
Para o ano de 2019, os serviços de Lavanderia e Costura anteriormente terceirizados passam a ser assumidos pela Instituição.
Ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde OMS declara emergência sanitária Pandemia COVID 19 a Clínica segue todas as orientações governamentais no Decreto 457 de 2020. Uma segunda sala de observação está adaptada para responder à emergência sanitária.
Ano de 2021, as atividades são retomadas gradativamente, principalmente a reabertura da consulta externa, cirurgias agendadas, etc. São feitas adequações nas salas de cirurgia, sala de parto, maternidade e remanejamento dos escritórios administrativos.
Ano de 2022, a Clínica conta com 52 leitos de enfermaria geral, 7 leitos pediátricos, 17 leitos de maternidade, 22 leitos de UTI adulto, 12 leitos de UTI neonatal e emergência. Possui: Laboratório Clínico, imagens diagnósticas, consulta externa. Cirurgia com 4 salas de cirurgia, sala de esterilização, farmácia.
Ao longo de toda esta história vimos e sentimos a fidelidade de Deus e de Santa Maria Bernarda, que caminharam ao nosso lado infundindo-nos fé, encorajamento e esperança para realizar a nossa atenção personalizada segundo os princípios do Evangelho e do Carisma Congregacional.
Fonte: Ir. Flor de María Pérez Leguía