A União Internacional dos Superiores Gerais, está em assembleia em Roma (Itália), com o objetivo de compartilhar e refletir sobre os seguintes temas: Vulnerabilidade; Caminhando para um processo sinodal; Vida religiosa e sinodalidade; Acolhimento radical: a caminho das periferias; e Chama para transformar.

A Animadora Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Ir. Marelvi Cecilia Buelvas Mendoza, está participando deste encontro tão importante e transcendental para o Mundo, a Igreja e a Congregação. Seguem alguns apontamentos sobre a experiência vivida pela Irmã Marelvi Cecili Buelvas:

“Abraçar a vulnerabilidade foi o tema de hoje. Foi lindo receber os Superiores Gerais de todo o mundo: tantas cores e línguas, olhares acolhedores e entusiasmo. Sorrisos escondidos pelas máscaras mas transparentes pelo tom de voz e linguagem corporal. Jolanta Kafka, RMI (presidente da UISG), apresentou e convidou os irmãos e irmãs a realizarem juntas esta jornada sinodal. O tema deste dia “Vulnerabilidade” desafiou todas nós a aceitar e abraçar nossa vulnerabilidade pessoal e comunitária como um requisito para deixar a graça agir em nós e tornar a transformação possível”.

O evento acontece de 2 a 6 de maio deste ano de 2022.

Sobre o Plenário da UISG

A Assembleia Plenária da UISG é um dos eventos mais importantes da vida religiosa e reúne os Superiores Gerais das Congregações religiosas de Vida Apostólica.

Esta assembleia foi concebida de forma diferente no ano de 2022. Seu título principal é ABRAÇAR A VULNERABILIDADE NO CAMINHO SINODAL, e ocorre em três fases reservadas às Superioras Gerais:

Primeira fase: Duas reuniões online em 14 de março e 4 de abril de 2022

Segunda fase (online e presencial l):

Encontro em ROMA no Ergife Palace Hotel: 2 a 6 de maio de 2022

Fase final: reunião online em 11 de julho de 2022

No boletim da UISG número 176/2021 (página 41), disponível no site da União dos Superiores Gerais, o presidente Ir. Jolanta Kafka explica o significado das palavras-chave relacionadas ao tema escolhido para a plenária de 2022:

ABRAÇAR: ternura e aceitação da nossa realidade e do mundo como ele é; proximidade com as pragas da humanidade.

VULNERABILIDADE: Como vida religiosa, compartilhamos nossa vulnerabilidade que nos torna frágeis como nossas irmãs e irmãos.

CAMINHO: Estamos todos envolvidos, cada um com suas possibilidades e sua palavra.

SINODAL: um estilo e um horizonte com visão de futuro, uma pedagogia que nos transforma em comunidade eclesial, também com pessoas mais distantes. Pedimos a todas as Irmãs que acompanhem este processo com suas orações.

Leia mais acessando o site da UISG: https://www.uisg.org/pt/

Pin It on Pinterest

Share This